sexta-feira, 3 de abril de 2015

Talma&Gadelha faz poesia cotidiana em "Mira"

Se música fosse pura literatura, não tenho dúvida que "Mira" estaria entre as poesias contemporâneas mais deliciosas da nova geração. Terceiro álbum de carreira da banda Talma&Gadelha, "Mira" foi lançado essa semana e é um daqueles trabalhos para colocar no fone e repensar uma série de questões pessoais e afetivas de forma ligeiramente despretensiosa. É como um papo de amigos que deixa a noite mais gostosa, mas que rende goles de poesia cotidiana que provoca.

Gravado com a nova formação, o disco confirma o que já era evidente: a parceria de Simona Talma e Luiz Gadelha funciona maravilhosamente bem. A dupla assina todas as composições do disco (com participação de Adriano Sudário em duas faixas) e não perde a mão em momento algum, mostrando que sintonia não falta quando o lance é expressão. Prova disso é o pop rock tropical de "Bons Conselhos Para Humanos", um verdadeiro texto que deve ser levado como conselho para a vida.
Mas a viagem de "Mira" começa com o rock marcado de "Valentina", que lembra a sonoridade já experimentada pela banda nos discos anteriores. O gostoso é que o álbum não se prende a isso, ele amplia as referências da banda, seja na sonoridade mais retrô com o rock cheio de compasso em "Ioiô", seja com o flerte charmoso com pop brasileiro da década da 90 em "Babalú". Por falar em novas influências, "O amor é meu vício" traz o rap para o trabalho com a participação de Alexandre Taurus, complemento necessário para dar força ao desejo de amor cantado por Talma&Gadelha.


Mas nada me encantou mais do que a melodia de "Me Beija". Ao tempo que traz sutileza, a faixa instiga o sentimento de querer ouvi-la em uma repetição quase constante, uma espécie de beijo sem pausa, para que a entrega seja completa. Se em "Meu Croissant" o tom é leve e amoroso, "Me Fudi" finaliza o disco com a letra mais forte e sincera da nova leva de composições e ainda ganha força na interpretação certeira de Simona Talma.
Entre tantos compassos, "Mira" é mais uma prova de que a produção de pop rock brasileira pulsa de forma plural, criativa e poética. O melhor: dá para baixar gratuitamente clicando aqui.
Ouça "Mira" no Youtube

 
Por Patrick Moraes

Fonte  

2 comentários:

  1. E as cifras do álbum? Quando saem? ��������

    ResponderExcluir
  2. cade voces?
    ainda escuto o som sempre!!! quero mais?
    quando vai ter novo show em sp?

    ResponderExcluir