Por
Henrique Arruda
DO NOVO JORNAL
05 de Outubro de 2013
O programa de estreia da segunda temporada do “The Voice Brasil”, transmitido pela Rede Globo, estava perto de acabar quando os potiguares foram surpreendidos ao ver a cantora Simona Talma despontar como uma das candidatas da noite. Antes de se apresentar para os jurados, ela concedeu uma rápida entrevista ao apresentador da atração, Tiago Leifert, e explicou que já cantava em Natal há bastante tempo, citando ainda sua atuação na banda “Talma&Gadelha”, na qual divide os vocais com seu parceiro de longa data, Luiz Gadelha.
Nesta primeira fase do programa, as audições ocorrem “às cegas”, ou seja, os jurados ficam de costas para o palco, cada um sentado em sua cadeira e, somente se a voz do candidato agradar, ele aperta um botão que gira automaticamente a cadeira em direção ao cantor, selecionando-o para o seu time. Método que justifica o nome da atração originalmente holandesa, mas que ganhou notoriedade mundial a partir de 2011 com a versão norte-americana onde Christina Aguilera, Cee Lo Green, Blake Shelton e Adam Levine são os jurados.
Não foi diferente com Simona Talma. Ela subiu ao palco escolhendo “Tango de Nancy”, composta por Chico Buarque, e cantou para os jurados esperando que algum deles virasse a cadeira, o que só aconteceu quase no final de sua apresentação, quando Carlinhos Brown decidiu escolher a cantora potiguar para integrar o seu grupo.
Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos não demonstraram interesse na cantora. Caso mais de um jurado virasse a cadeira antes que a sua apresentação tivesse terminado, era Simona Talma que deveria escolher com qual jurado ela queria trabalhar. Em uma salinha fora do palco, o cantor Luiz Gadelha e a atriz Quiteria Kelly acompanharam tudo por uma TV torcendo pela amiga.
As manifestações nas redes sociais a favor da participação da cantora foram imediatas. Talma ganhou elogios até mesmo de Boninho, diretor do programa, que soltou no seu perfil oficial do twitter “Essa Simona Talma é uma voz!!! #THEVOICEBRASIL personalidade”. O deputado federal Jean Wyllys também elogiou a cantora pelo microblog.
“Gosto de Simona! Voz linda e ainda escolheu Tango para Nancy, de Chico Buarque, que eu amo! #TheVoiceBR. Tinha que ser Brown a virar para Simona! Ela é boa! Tem inteligência musical e não tem voz afetada! Gostei! #TheVoiceBrasil”, tuitou.
Após formar seus times, os jurados, ou treinadores, como também são chamados, devem instruir os candidatos para que eles possam competir uns contra os outros. A batalha ocorre no palco do programa, onde a dupla divide os vocais em uma mesma música. Quem se sair melhor, na opinião do treinador, avança na competição. O próximo desafio da cantora potiguar é passar justamente por esse ringue, o que deve acontecer nas próximas semanas, depois que as audições às cegas forem concluídas.
Caso Simona Talma se torne a vencedora desta edição do programa, ela ganha um contrato com a Universal Music, um carro, gerenciamento de carreira e um prêmio no valor de R$ 500 mil. O perfil oficial da banda Talma&Gadelha no facebook agradeceu o carinho dos fãs, em uma mensagem publicada ontem. “Agora é continuarmos torcendo por ela e que nossa música se espalhe pelo mundo à fora! Abraço em todos!”, dizia parte da mensagem.